Ginecologia

Exames preventivos

Papanicolau
É um exame preventivo para detecção precoce de câncer de útero. Em condições normais é feito anualmente. Realizado no próprio consultório e enviado ao laboratório.

Exame das mamas
Realizado para examinar as mamas, visando encontrar sinais e sintomas de doenças. O médico repete os mesmos procedimentos realizados pela paciente no autoexame.

Cirurgias ginecológicas

Histeroscopia
É um procedimento endoscópico minimamente invasivo para visualização da cavidade uterina. Com esse procedimento podemos realizar ressecção de miomas, pólipos, sinéquias e ablação endometrial.

Videolaparoscopia
É um procedimento endoscópico, minimamente invasivo, através do qual é realizado cirurgias ginecológicas, tais como: histerectomia (retirada do útero), cirurgias do ovário, laqueaduras, gravidez ectópica e endometriose.

Cirurgias ginecológicas convencionais

Histerectomia via abdominal e via vaginal.

Abdominal – é uma cirurgia com a cavidade abdominal aberta, sendo indicada nos casos de útero de grande volume.

Vaginal – é uma cirurgia cujo acesso é via vaginal, não sendo necessário corte aberto na região inferior do abdome.

Ovários policísticos

É a expressão de anovulação crônica, importante ressaltar que ovário policístico é um sinal, não uma doença. Portanto, seja por fatores internos ou externos, a mulher não está ovulando, permanente ou temporariamente. Motivo de muita apreensão entre as mulheres, pois muitas vezes é um achado isolado ao ultrassom vaginal.

Quando associado a outros distúrbios como: hiperandrogenismo, hirsutismo (pelos masculinizastes), distúrbios com insulina, caracteriza a Síndrome dos Ovários Policísticos.